Basicamente a usinagem pode ser feitas em diversos tipos de materiais sólidos para que possam ser submetidos a deformação sob a ação de uma ferramenta cortante ou abrasiva. Dentre o vasto conteúdo que abrange a usinagem podemos destacar alguns tipos de usinagens mais utilizados na indústria como um todo, são eles:
-Torneamento: é um processo de usinagem realizada pelo torno. Trata-se da combinação de dois movimentos: rotação da peça e movimento de avanço da ferramenta. Em algumas aplicações, a peça pode ser estacionária, com a ferramenta girando ao seu redor para cortá-la, mas basicamente o princípio é o mesmo. O movimento de avanço da ferramenta pode ser ao longo da peça, o que significa que o diâmetro da peça será torneado para um tamanho menor. Alternativamente a ferramenta pode avançar em direção ao centro, para o final da peça, o que significa que a peça será faceada.
-Fresagem: é um processo mecânico de usinagem realizado pela fresa e é destinado à obtenção de superfícies quaisquer com o auxílio de ferramentas geralmente multicortantes.
Para tanto, a ferramenta gira e a peça ou a ferramenta se desloca segundo uma trajetória qualquer.
-Furação: é um processo de usinagem realizado por furadeiras ou outros tipos de máquinas e é destinado a obtenção de furos geralmente cilíndricos e com o auxilio de uma ferramenta multicortante "broca" , para tanto a peça ou a ferramenta giram e simultaneamente a ferramenta avança contra o material (Avanço de corte).
-Retífica: é por definição um processo de corte por abrasão, na qual as partículas abrasivas atuam como uma ferramenta de corte. Similarmente ao torneamento ou fresamento, o processo de retífica também é um processo em que se formam cavacos, mas podemos apontar como diferenças principais:
- A ferramenta de corte (os grãos abrasivos) tem geometria irregular.
- A geometria de corte pode se alterar em trabalho. A depender do tipo de rebolo, a aresta cortante sofre autoafiação significando que os grãos se quebram, ou mesmo são removidos automaticamente durante o trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário