quarta-feira, 22 de abril de 2015

Fresamento

O fresamento é um processo mecânico de usinagem destinado à obtenção de superfícies quaisquer com o auxílio de ferramentas geralmente multicortantes. Para tanto, a ferramenta gira e a peça ou a ferramenta se desloca segundo uma trajetória qualquer.



Características:
A ferramenta (Fresa) é provida de arestas de corte dispostas simetricamente em torno de seu eixo e o movimento de corte é proporcionado pela rotação da Fresa ao redor de seu eixo já o movimento de avanço é geralmente feito pela própria Peça em usinagem, fixada a mesa da máquina.

Tipos de Fresamento:

-Fresamento Frontal



Fresamento frontal é destinado à obtenção de superfícies planas perpendiculares ao eixo de rotação da ferramenta.








-Fresamento cilíndrico tangencial 

Fresamento tangencial é destinado à obtenção de superfícies planas paralelas ao eixo de rotação da ferramenta.






Movimento Concordante e Movimento Discordante:

No fresamento concordante, a ferramenta de corte é avançada com a direção da rotação e o fresamento concordante é sempre preferível quando a máquina-ferramenta, o dispositivo de fixação e a peças permitem.
Na fresagem em movimento concordante é possível observar que a espessura dos cavacos diminuirá no início do corte, gradualmente atingindo zero no final do corte, isto evita que a aresta se esfregue ou queime contra a superfície antes do contato no corte.
Uma espessura grande de cavacos é vantajosa e as forças de corte tendem a puxar a peça para dentro da fresa, fixando a aresta de corte no corte.


No fresamento discordante (fresamento convencional), a direção do avanço da ferramenta de corte é oposto à sua rotação.
A espessura de cavacos começa no zero e aumenta no final do corte. As forças de corte tendem a empurrar a fresa e a peça para longe uma da outra.









Nenhum comentário:

Postar um comentário