quarta-feira, 22 de abril de 2015

Fresamento

O fresamento é um processo mecânico de usinagem destinado à obtenção de superfícies quaisquer com o auxílio de ferramentas geralmente multicortantes. Para tanto, a ferramenta gira e a peça ou a ferramenta se desloca segundo uma trajetória qualquer.



Características:
A ferramenta (Fresa) é provida de arestas de corte dispostas simetricamente em torno de seu eixo e o movimento de corte é proporcionado pela rotação da Fresa ao redor de seu eixo já o movimento de avanço é geralmente feito pela própria Peça em usinagem, fixada a mesa da máquina.

Tipos de Fresamento:

-Fresamento Frontal



Fresamento frontal é destinado à obtenção de superfícies planas perpendiculares ao eixo de rotação da ferramenta.








-Fresamento cilíndrico tangencial 

Fresamento tangencial é destinado à obtenção de superfícies planas paralelas ao eixo de rotação da ferramenta.






Movimento Concordante e Movimento Discordante:

No fresamento concordante, a ferramenta de corte é avançada com a direção da rotação e o fresamento concordante é sempre preferível quando a máquina-ferramenta, o dispositivo de fixação e a peças permitem.
Na fresagem em movimento concordante é possível observar que a espessura dos cavacos diminuirá no início do corte, gradualmente atingindo zero no final do corte, isto evita que a aresta se esfregue ou queime contra a superfície antes do contato no corte.
Uma espessura grande de cavacos é vantajosa e as forças de corte tendem a puxar a peça para dentro da fresa, fixando a aresta de corte no corte.


No fresamento discordante (fresamento convencional), a direção do avanço da ferramenta de corte é oposto à sua rotação.
A espessura de cavacos começa no zero e aumenta no final do corte. As forças de corte tendem a empurrar a fresa e a peça para longe uma da outra.









terça-feira, 21 de abril de 2015

O que é usinagem?

Usinagem é uma operação que confere à peça forma, dimensões ou acabamento, ou ainda uma combinação qualquer desses três, através da remoção de material sob a forma de cavaco.


Basicamente a usinagem pode ser feitas em diversos tipos de materiais sólidos para que possam ser submetidos a deformação sob a ação de uma ferramenta cortante ou abrasiva. Dentre o vasto conteúdo que abrange a usinagem podemos destacar alguns tipos de usinagens mais utilizados na indústria como um todo, são eles:

-Torneamento:  é um processo de usinagem realizada pelo torno. Trata-se da combinação de dois movimentos: rotação da peça e movimento de avanço da ferramenta. Em algumas aplicações, a peça pode ser estacionária, com a ferramenta girando ao seu redor para cortá-la, mas basicamente o princípio é o mesmo. O movimento de avanço da ferramenta pode ser ao longo da peça, o que significa que o diâmetro da peça será torneado para um tamanho menor. Alternativamente a ferramenta pode avançar em direção ao centro, para o final da peça, o que significa que a peça será faceada.

-Fresagem: é um processo mecânico de usinagem realizado pela fresa e é destinado à obtenção de superfícies quaisquer com o auxílio de ferramentas geralmente multicortantes.
Para tanto, a ferramenta gira e a peça ou a ferramenta se desloca segundo uma trajetória qualquer.

-Furação: é um processo de usinagem realizado por furadeiras ou outros tipos de máquinas e é destinado a obtenção de furos geralmente cilíndricos e com o auxilio de uma ferramenta multicortante "broca" , para tanto a peça ou a ferramenta giram e simultaneamente a ferramenta avança contra o material (Avanço de corte).

-Retífica: é por definição um processo de corte por abrasão, na qual as partículas abrasivas atuam como uma ferramenta de corte. Similarmente ao torneamento ou fresamento, o processo de retífica também é um processo em que se formam cavacos, mas podemos apontar como diferenças principais:
  1. A ferramenta de corte (os grãos abrasivos) tem geometria irregular.
  2. A geometria de corte pode se alterar em trabalho. A depender do tipo de rebolo, a aresta cortante sofre autoafiação significando que os grãos se quebram, ou mesmo são removidos automaticamente durante o trabalho.